Cacimbo

Episódios da Guerra Colonial

A todos os homens com coragem para lutar. A todos os homens com coragem para desertar. A todas as mulheres com coragem para perdoar a ambos.

  • O meu perfil
  • Nunca Voltarei a Mueda



    Nunca
    meu amor
    odiei em Mueda
    deram-me
    demasiado iguais
    amigos e inimigos
    Sentados à noite
    em redor do fogo
    bebendo do mesmo vinho
    que canto não nos uniria
    onde o ladrar das armas
    nos separou

    Nunca
    meu amor
    amei em Mueda
    estive sempre só
    da minha alma para dentro
    Ainda se ao menos
    tivesse visto
    alguém nascer em Mueda
    mas o mais disponível que esteve
    a graça divina
    foi quando às vezes
    ninguém morria


    Queria
    meu amor
    levar-te a Mueda
    para ouvirmos
    o silêncio das armas
    ao pôr-do-sol
    e de manhã
    à hora que a ignição da vida
    acorda o Vale de Miteda
    queria amar-te
    meu amor

    Queria amar-te
    na humidade uterina da selva
    que não estando ainda
    deus disponível
    pudéssemos ao menos
    iniciar uma vida
    onde tantas acabaram

    Mas nunca
    meu amor
    nunca te amarei em Mueda
    porque o amor
    não germina
    onde um homem
    nunca viveu
    e no entanto
    matou


    Fotos do ex-Capitão Miliciano António Pereira de Almeida
    Último comandante da CART 3503